Desenvolvedores ou IA? Quem Vai Construir o Futuro da Tecnologia?

Picture of César Martins

César Martins

Quando pensamos em um futuro dominado por máquinas inteligentes, a primeira coisa que vem à cabeça é “O Exterminador do Futuro” onde a Skynet, uma inteligência artificial avançada se tornou auto consciente, entendeu a humanidade como ameaça e resolveu mandar geral de arrasta pra cima. Com os avanços recentes da Inteligência Artificial na nossa realidade, essa ideia de máquinas superinteligentes que podem tomar conta de tudo gera uma sensação de ameaça que transborda a ficção e afeta o nosso dia a dia. A ameaça prometida ainda não é de dizimar a humanidade, mas algumas carreiras, como a de programador. No entanto, a realidade é que essas inovações dependem de desenvolvedores para se tornarem realidade. Se existe um momento ideal para aprender a programar, esse momento é agora.

O Papel do Desenvolvedor no Mundo da IA

O futuro da tecnologia será movido por IA. Isso é fato! O impacto da IA já é percebido e se tornará ainda mais onipresente em diversos mercados como manufatura, agronegócio, finanças e até saúde. O mercado de desenvolvimento de software não é uma exceção. As inovações em IA não surgem do nada; elas são o resultado de pesquisa e do trabalho de desenvolvedores que criam, ajustam e mantêm os modelos e algoritmos que alimentam e treinam essas inteligências. E além disso, existe uma outra camada que é a de desenvolver soluções à partir das ferramentas de inteligência artificial.

Os desenvolvedores são, portanto, os arquitetos e construtores dessa nova era tecnológica. Ao aprender a programar, você se torna parte ativa desse processo de construção. Os desenvolvedores são essenciais para garantir que as tecnologias de IA sejam implementadas de maneira eficiente e ética, e que os sistemas sejam capazes de aprender, se adaptar e evoluir. A importância dos desenvolvedores nesse neste futuro é inquestionável. Somos e devemos continuar sendo os profissionais que transformam conceitos abstratos em soluções práticas, permitindo que a IA impacte positivamente a vida das pessoas.

O Papel da IA no Mundo do Desenvolvedor

A maior promessa de impacto das ferramentas de Inteligência Artificial no mercado de desenvolvimento de software é o ganho de produtividade. Em alguns casos mais extremos a promessa é de que não será mais necessário escrever código porque as ferramentas de IA vão fazer isso mais rápido, mais barato, e com menos bugs. O fato é que atualmente, estas ferramentas funcionam como um copiloto para os desenvolvedores.

Ferramentas como o GitHub Copilot e o próprio Chat-GPT são exemplos claros de como a Inteligência Artificial pode auxiliar na escrita e na depuração de códigos, oferecendo sugestões e automatizando tarefas repetitivas. Contudo, ainda é necessário um comandante – um desenvolvedor que com conhecimento técnico, domínio profundo dos fundamentos de programação e principalmente, do contexto do problema – para guiar esse copiloto.

Chat GPT-4 and GitHub Copilot
Imagem: Tech Crunch

Com a IA assumindo tarefas mais mecânicas, o papel do desenvolvedor se torna mais criativo, focado na solução dos problemas. Em vez de gastar tempo se preocupando com sintaxe ou procurando aquele erro de digitação ao chamar uma função, o foco passa a ser ainda mais concentrado em criar soluções que gerem valor para o usuário final.

Para poder trabalhar assim, um programador precisa desenvolver uma base sólida de conhecimentos em tecnologia para que ele possua conhecimento, repertório e a capacidade de analisar criticamente soluções propostas ou implementadas por inteligência artifical.

Para Onde o Futuro da Programação Caminha?

Um exemplo interessante das possibilidades desse futuro colaborativo entre desenvolvedores e Inteligência Artificial foi tangibilizado com a apresentação da ferramenta de IA chamada Devin, da empresa Cognition. Segundo a própria Cognition, Devin é o primeiro “AI Software Engineer” e em sua primeira demonstração, chocou o mundo dos desenvolvedores ao concluir um projeto completo, relativamente complexo e até rodar testes, à partir de um simples prompt. Toda a demo é feita para impressionar, e essa não foi diferente. O ponto é que depois de muita investigação dos detetives da internet, rumores de que a demonstração foi fake surgiram na internet.

O fato é que Devin pode sim automatizar certos aspectos do desenvolvimento de software, mas a supervisão humana é indispensável para garantir uma solução criativa e de qualidade. Atualmente, no site da Cognition, Devin é descrito como um “collaborative AI teammate” , ou seja, um colega de trabalho que é artificialmente inteligente e colaborativo. A promessa é de atuar como um assistente colaborativo, ajudando a aumentar a produtividade e eficiência, mas sempre requerendo um toque humano para decisões críticas e ajustes finais.

Essa colaboração entre IA e programadores, exemplifica como a profissão não está imediatamente ameaçada a ser dizimada, mas sim evoluindo. A IA pode ser vista como uma ferramenta poderosa que amplifica as capacidades humanas, permitindo que os desenvolvedores se concentrem em tarefas mais complexas e criativas.

Desafios e Oportunidades para os Desenvolvedores

É natural que surjam dúvidas e medos sobre o futuro da programação. Muitos se perguntam se aprender a programar ainda será útil em mundo onde a Inteligência Artificial pode escrever código. A resposta é um enfático e sonoro – Leia com a voz de Cristiano Ronaldo que fica mais divertido – SIIIMM!

O aprendizado de programação não só permanece relevante, como tende a se tornar ainda mais crucial.

Os desenvolvedores do futuro, além de precisar entender os fundamentos da IA para que possam desenvolver e manter aplicações com essa tecnologia, precisarão entender como trabalhar em conjunto com a Inteligência Artificial para melhorar a sua produtividade e capacidade de inovação.

As quatro habilidades mais importantes, além das habilidades técnicas, também são desenvolvidas e potencializadas ao aprender programação. São elas: Comunicação, Colaboração, Criatividade e Pensamento Crítico.

O maior diferencial do ser humano na era da inteligência artificial é ser cada vez mais humano.

Resumindo, a IA está aqui para transformar todos os mercados, incluíndo o de desenvolvimento de software, mas essa transformação depende dos desenvolvedores. Se você está considerando aprender a programar, agora é o momento perfeito para começar. Não só porque o mercado continua em expansão, mas porque você terá a oportunidade de ser um dos construtores desse futuro tecnológico.

Lembre-se de que a IA é um copiloto fantástico, mas você deve ser o comandante. Portanto, abrace a tecnologia, aprenda a programar e prepare-se para construir o futuro.

Não perca nenhuma atualização! ​

Inscreva-se no Blog e fique por dentro das novidades.